Cuidados com as mamas durante a radioterapia



(Texto: Dra Karina Furlan Aselmi mastologista e Dra Paula Soares radioterapeuta do IOP)


Vamos falar um pouco sobre o tratamento Oncológico da Mama. Provavelmente uma parte do seu tratamento, após o diagnóstico de câncer de mama, irá incluir a Radioterapia.

Geralmente esse tratamento, é realizado após a cirurgia e quimioterapia (se esta última for realizada). A Radioterapia faz parte da etapa praticamente final do tratamento. Você deve ter bastante dúvida ou receio em relação a esse tratamento novo e desconhecido. Fique tranquila, vamos esclarecer algumas dúvidas aqui. Esse tratamento, é diferente dos tratamentos anteriores que você fez.


✅ Você irá comparecer ao serviço de radioterapia diariamente (de segunda a sexta feira ).


✅ Não há necessidade de mudar sua rotina de higiene ou alimentação.


✅ Pode manter contato com crianças ou idosos, sem necessidade de preocupação em relação a radiação e o contato com seus familiares.


✅ Lembre que estamos em tempos de COVID, esse é o seu cuidado.


✅ Em relação a atividade física , você pode manter- isso vai ser muito importante para sua saúde física e mental.


✅ Um dos efeitos mais frequentes da Radioterapia são as alterações na pele da mama, você já deve ter ouvido falar sobre isso.

O ideal é que você converse com seu médico sobre todas as suas dúvidas e questionamentos. Serão realizadas orientações quanto aos cuidados locais. Existem algumas medicações tópicas que podem ser utilizadas, e que serão recomendadas conforme o seu caso. Hoje temos no mercado, vários produtos que podemos lançar mão em várias etapas do tratamento - se for necessário. Não se preocupe. Geralmente os efeitos na pele da mama , são mais frequentes durante a etapa que o tratamento está acontecendo.

Após o término da Radioterapia, a Pele irá se recuperar gradativamente e podemos ajudá-la.

Siga a Orientação do seu Médico , antes de utilizar cremes ou pomadas que eventualmente alguém indique para você.



✅ O banho deve ser realizado como você sempre fez na sua rotina. Água e Sabonete da mesma forma. Não precisa mudar esse hábito nem aumentar a frequência. Pode molhar normalmente , com a temperatura da água que seja mais confortável para você. Faça movimentos delicados no local tratado , sem friccionar exaustivamente.


❗️Lembre que a Mama está sensível nessa fase do seu tratamento. Não precisa mudar esse hábito.


✅ Quanto aos tecidos utilizados na roupa íntima , vc pode utilizar o que lhe deixa mais segura e confortável. Sem necessidade de abrir mão do seu conforto na sua rotina. Não há interferência do tecido no resultado do seu tratamento.


✅ Você talvez já tenha ouvido falar dos cuidados em relação ao Sol. Você pode andar , correr , passear em dias ensolarados. O ideal , é que você não se exponha ao Sol diretamente ( ficar deitada se bronzeando ), pois isso poderá aumentar as alterações na Pele ocasionadas durante o tratamento. Mas lembre, que estamos falando de tempo prolongado de exposição ao Sol com pouca vestimenta. Na sua rotina diária , o sol nos seus passeios ao ar livre , no carro - não precisa se preocupar. Passado alguns meses do término do tratamento você poderá ir à praia como fazia antes (protetor solar sempre - precisamos ter cuidado para evitar outros tumores também). Os cuidados serão por pouco tempo, não é para vida toda.



✅ E por último, lembre que você não está sozinha. Você poderá pedir ajuda a equipe que está lhe ajudando desde o início. Sua equipe tem mais familiaridade com tudo isso. Esclareça suas dúvidas sempre que houver, com os profissionais que estão dividindo essa etapa com você. Mantenha a tranquilidade, você já resolveu bastante coisa. Essa etapa, é parte da sua conquista para alcançar seu objetivo.

Estamos com você!

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo